Demorei para entender isso e continuei sofrendo horrores por não compreender que são poucos que têm um objetivo de vida relacionado ao ambiente escolar.
Aconteceram diversos problemas que me fizeram pedir transferência para outra cidade, pois eu pensava que encontraria escolas e alunos melhores. Ledo engano.
Fui parar em uma escola de ensino fundamental, já que o ensino médio era disputado a tapa por todos os professores. Foi aí que confirmei o que já pensava mesmo sem nunca ter pisado numa escola dessas como professor: 'estudantes dessa faixa etária são mais difíceis de lidar.'
Nossa! Era muito barulho na sala de aula. Eles simplesmente não paravam de conversar e eu já não sabia mais o que fazer para ganhar a atenção deles. Tive que criar gincanas com brincadeiras diversas dentro do conteúdo porque foi o único jeito que consegui mantê-los centrados nas aulas.
Mesmo assim, foi muito difícil. Sofri bullying demais e ganhei um apelido que não me desceu bem e eu não tinha como fazê-los parar de me desrespeitar. Tudo isso ajudava a aumentar a minha aversão pelo ambiente.
No plano de curso havia um estudo sobre a feijoada e eu pedi autorização da coordenação para fazer uma feijoada de verdade e eles toparam. Haja criatividade para tantos dias de aula de Língua Portuguesa. Toda a comunidade interna da escola saboreou a iguaria.
Foi nessa época que criei alguns blogs para que os alunos usassem no laboratório de informática da escola. Eles até que interagiam, mas eles não consideravam algo prazeroso, sempre parecia que eles ficavam ansiosos para terminar a tarefa e se livrar daquilo e fazer algo realmente importante para eles mesmos.
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