O sistema é muito bem montado com suas ramificações e sub-ramificações. Alcança tudo e a todos de ponta a ponta do país. Limito-me a falar do Brasil porque é a realidade que conheço. Porém, acredito que nos demais países ocorra da mesma forma.
O sistema não é maior do que o ser humano porque mesmo que ele crie leis e regras, cada um fará o que quiser, pois cada um tem o poder de modificar a própria vida. Abaixo, algumas proibições do sistema que na prática não impedem que ocorram:
- A prostituição é proibida, porém, as garotas de programa não deixam de exercer a profissão;
- O tráfico de drogas é crime, mesmo assim as forças policias não conseguem impedir a venda e muito menos o consumo de entorpecentes;
- O voto é obrigatório, mas toda eleição, milhares de pessoas deixam de votar simplesmente por não gostarem;
- A pedofilia é ilegal, no entanto, os noticiários aqui e acolá divulgam casos de padres que se envolvem sexualmente com crianças;
Em suma, o ser humano tem o poder de moldar a própria vida, de fazer e ser o que quiser. Cada um tem a força para dizer sim ou não para qualquer coisa. É preciso ter consciência de que cada decisão é unicamente nossa e que ninguém pode controlar a nossa vida a não ser que deixemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário